Discurso proferido ao transmitir o cargo de Reitor da Universidade da Paraíba ao Ministro José Américo de Almeida. Observa que a universidade é uma síntese de cultura, não podendo abster-se do processo das mudanças sociais, cabendo-lhe organizar o saber, além de afastar as barreiras artificiais que isolam o povo de suas elites.A Universidade e seus problemas atuais
Discurso proferido ao transmitir o cargo de Reitor da Universidade da Paraíba ao Ministro José Américo de Almeida. Observa que a universidade é uma síntese de cultura, não podendo abster-se do processo das mudanças sociais, cabendo-lhe organizar o saber, além de afastar as barreiras artificiais que isolam o povo de suas elites.
  
        
Comunicação cultural na América
Relatório de pesquisa realizada em 1959 em oito estados brasileiros sobre o trabalho do pesquisador e professor nas áreas de história, literatura, filosofia, antropologia e arqueologia, ciência política, estudos clássicos, direito. Descreve as condições dos serviços de documentação, informação e difusão cultural, e do intercâmbio com outros países.
              
Universidade, teatro e povo
Apresentação do livro que inaugura a Coleção Universitária de Teatro, lançada pela Diretoria de Ensino Superior do MEC em 1963.
    
Subsídios para o plano de reforma da Universidade Federal da Bahia
Apresenta os princípios gerais que expressam a filosofia e as intenções de uma instituição universitária, analisando em profundidade os objetivos, a política, as estruturas e processos que poderão concretizar as aspirações da universidade, consubstanciados num conjunto de sugestões relativas à sua reestruturação.

Educação complementar: Análise da experiência  
Debate as propostas de extensão da escolaridade básica, detendo-se nas tentativas de execução e suas limitações; considera as exigências da sociedade tecnológica e o dualismo educação-trabalho, apresentando alternativas para seu encaminhamento.
 
Problemas relativos à equivalência no Brasil
1) Texto apresentado na reunião promovida pela Unesco em Moscou, de 3 a 8 de maio de 1968, para tratar da comparabilidade e equivalência internacional de estudos secundários e dos diplomas de graus universitários. 2) Relatório encaminhado à Unesco após a reunião.

A Universidade e sua Utopia
Reconhecendo a multiplicidade de saberes que caracteriza a universidade contemporânea, sugere o exame da conciliação entre o saber literário e o tecnológico, entre o humanístico e o profissional, advertindo que a crise da Universidade requer um novo aparelho institucional, sendo a crítica o instrumento adequado para tratá-la, como saber radical e reinstaurador da realidade objetiva.

Um novo mundo, uma nova educação
Situa a proposta da educação permanente na sociedade contemporânea, centrada no desenvolvimento de cada ser humano, ao mesmo tempo em que estimula a auto-educação da sociedade.

Reflexões sobre o ensino de filosofia

Admitindo que a filosofia se desenvolve ao longo de toda a educação, observa que ela pode ser ensinada em qualquer tempo, desde que obedeça às características de idade e aos ritmos da aprendizagem. Na escola média, a filosofia deve estar próxima dos fatos e da dramaticidade do imediato, como um processo de animação intelectual. Na universidade, ela representa a função consciência, ou seja, a ciência das significações determinantes da visão e da práxis radicais do homem.

Em busca de uma consciência original
Considera que a arte é a expressão mais forte de originalidade de uma cultura, já que ela diversifica, unindo; é o fazer que se confunde com o ser, de que decorre sua importância na educação, que é criação do próprio ser.

Realidade, experiência, criação 

Reflexão filosófica sobre criatividade, experiência, cultura e educação, partindo da formulação dos pensadores gregos à perspectiva existencial. Destaca na educação tradicional a primazia do logos e na educação contemporânea a da técnica, prenunciando para a educação do futuro a integração dialética entre logos, técnica e eros.

Para uma filosofia da educação fundamental e média  
Procura identificar as novas funções da educação nesses dois níveis, considerando as transformações ocorridas na realidade objetiva -o desenvolvimento da tecnologia e da industrialização - como também na consciência do homem, ante condições de vida, de trabalho e de organização social inéditas. Conclui que a revolução da escola consiste em homogeneizar educação e sociedade, escola e vida, indivíduo e comunidade, num tempo simultâneo.

Fenomenologia do processo educativo
Analisa os papéis da Faculdade de Educação como escola de métodos, planejamento e pesquisa, com a missão de construir uma nova paideia. Examina a legislação do ensino de 1º e 2º graus, caracterizando o processo intelectual da educação como reflexão crítica.

Indicações para uma política da educação no Brasil
Desenvolvida no âmbito da administração pública (INEP, Centros de Pesquisa) e na Universidade, a pesquisa educacional no Brasil não tem servido de base à política educacional, quer por não situar a educação dentro do quadro mais amplo da estrutura social, quer pela inadequação dos temas selecionados. Propõe, para tanto, uma agenda de temas pertinentes à realização dessa pesquisa.

Educação de adultos
Ressalta os significados da educação de adultos, incluindo a formação profissional, na perspectiva da educação permanente, considerando a experiência cultural do adulto, seu autodidatismo, suas alienações, sua tomada de consciência. Assinala a mediação exercida pelos meios de comunicação nesse processo, em que uma nova política de educação implica alterações na política global.

Anotações sobre o pensamento educacional no Brasil  
Registra as tendências sinalizadas por atores no passado e no presente: a Escola Nova com Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira e o espectro contemporâneo, com destaque para a pedagogia crítico-social dos conteúdos.