Sociedade

"A densidade de um contexto social se mede pelo grau de intensidade com que seus problemas se impõem à consciência e ao comportamento de cada um de seus membros. Só a partir de um certo nível de densidade - e, portanto, da pressão dos problemas da sociedade sobre os indivíduos que a constituem, forçando a solidariedade orgânica entre eles - é que se tornam claros os efeitos da educação. Claros e mensuráveis." (DTM, Expansão do ensino superior, p.218)

   

"A marginalidade dos ricos significaria estar à margem, usufruindo, à sombra, os privilégios, desviando o foco luminoso, central, para a margem quase oculta (os interesses das empresas multinacionais, a medicina alienada e lucrativa, o desencontro entre os objetivos formulados das empresas estatais e os objetivos concretos etc.). Mas existe também a margem clara, desde que descartada do sistema global da sociedade, dos seus interesses." (DTM, Existe uma filosofia da educação brasileira?, p.95)

  

"Todo poder no Brasil adquire - e com ele se confunde - substância política: a capacidade de arbítrios e de barganha e o sentido da graça, que consiste em dispor gratuitamente do arbítrio, em geral para fazer favores ou para decidir acima de critérios institucionais ou de normas objetivas. De toda autoridade, entre nós, emerge a figura do Príncipe, fonte de dons ou de sanções graciosas. Tal fato representa um resíduo, como indicamos, de nosso feudalismo feudalista, oposto - apesar das instituições formais - da austeridade republicana, que concebe a autoridade como múnus público, isto é, serviço em favor da coletividade, por delegação desta. A oposição de perspectivas se refere às relações, nos dois sistemas, entre mandantes e mandatários: a nossa consciência não é suficientemente republicana para que o Poder se reconheça limitado, severamente, pela delegação que o constitui." (DTM, Subsídios para o plano de reforma da UFBa, p.56-57)