Filosofia

"A Filosofia é uma disciplina da verdade na sua inerente historicidade: a verdade que nunca se dá por inteiro, de uma vez só, mas apenas uma face de cada vez, em cada tempo." (DTM, Reflexões sobre o ensino de filosofia, p.31)

  

"Se a consciência é a condição geral da vida psíquica, a Filosofia desempenha essa função na universidade - como a ciência das significações determinantes da visão e da práxis radicais do homem." (DTM, Reflexões sobre o ensino da filosofia, p. 17)

  

"Se é verdade que a sabedoria humana existe para sobrepor-se ao dinamismo espontâneo das coisas, e impor-lhe uma ordem superior - a ordem da Razão -, também é verdade que, quando o homem perde a sabedoria, ou a subverte pela má consciência, a força das coisas, a longo prazo, é mais vigorosa, e o seu ordenamento natural mais sábio que o próprio projeto humano demissionário. Erige-se a ordem natural em instância normativa. Certamente, esse fenômeno denota um desequilíbrio na medida em que essa ordem, no universo humano, constitui uma instância inferior no reino da Razão. Fica comprometida 'a posição do homem no cosmos', para lembrar a fórmula de Max Scheler. Comprometida por omissão ou traição". (DTM, Para um balanço da educação brasileira, p. 86)

  

"Na minha experiência pública, analisei, em trabalhos publicados, o especial mecanismo da alienação. Todos querem a mudança, mas os processos adotados não levam a esse resultado: a máquina roda no vazio, tal qual u'a moenda sem a matéria para espremer, ou a fiandeira sem o fio para fiar. É o caso da prolífera legislação. Entretanto, o que falta à nossa engrenagem é o dente assentado na polpa da realidade: é o método da práxis." (DTM, Tecnocracia e formas de poder, p.11)

  

"O sistema político brasileiro é nutrido de um saber sem perguntas: só se conhecem as respostas em que o indivíduo se instala, isto é, as estruturas engendradas e mantidas por um sentido que lhe escapa." (DTM, Tecnocracia e formas de poder, p.14)

  

"O que resta é a volta da filosofia como reflexão radical, como uma fenomenologia do ser e da história, como obra da consciência ao mesmo tempo criadora e desmistificadora da cultura, e como base de uma nova ética - de verdade, de justiça e de amor." (DTM, Reflexões sobre o ensino da filosofia, p. 35)