LIVROS

  1. MENDES, Durmeval Trigueiro. Toward a theory of educational planning: the Brazilian case. Michigan: Michigan State University, Latin American Studies Center, 1972 (Monography, 7). 125 p.

  2. MENDES, Durmeval Trigueiro (coord.). Filosofia da educação brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. 239 p.

  3. MENDES, Durmeval Trigueiro. O planejamento educacional no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2000. 200 p.

  4. MENDES, Durmeval Trigueiro. Ensaios sobre educação e universidade. Organizadores: Maria de Lourdes de A. Fávero e Jader de Medeiros Britto. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. 218 p.

 

APRESENTAÇÕES E PREFÁCIOS

  1. Universidade, teatro e povo. In: CALDERON DE LA BARCA, Pedro. Os mistérios da missa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963 (Coleção Universitária de Teatro).

  2. Ginásios pluricurriculares: o projeto arquitetônico em face do projeto pedagógico. In: Ginásios pluricurriculares. Rio de Janeiro: M. Roberto Arquitetos, 1971.

  3. Prefácio. In: NUNES, Clarice. Escola e dependência: o ensino secundário e a manutenção da ordem. Rio de Janeiro: Achiamé, 1980.

  4. Prefácio. In: BASÍLIO, Luiz Cavalieri. O menor e a ideologia da segurança nacional. Belo Horizonte: Vega / Novo Espaço, 1985.

  5. Prefácio. In: PENNA, Maria Luiza. Fernando de Azevedo: educação e transformação. São Paulo: Perspectiva, 1987.

 

ENSAIOS E ARTIGOS

  1. Tristão de Athayde. A União. João Pessoa, 2 set. 1956.

  2. O ensino primário na Paraíba. A União, João Pessoa, I - 14 set. 1956; II - 20 set. 1956; III - 22 set. 1956; IV - 23 set. 1956; V - 25 set. 1956; VI - 26 set. 1956; VII - O ensino rural - 27 set. 1956; VIII - Educação artística - 28 set. 1956; IX - 20 out. 1956.

  3. A universidade e seus problemas atuais. A União. João Pessoa, I - 23 dez. 1956; II - 28 dez. 1956.

  4. Nova política para o ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 36, n. 84, p. 187-192, out./dez. 1961.

  5. Cultura, universidade e escolas profissionais - Aula inaugural dos cursos da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto / SP. Boletim ABENO, São Paulo, 5 (1): 3-7, jul. 1964.

  6. Inspeção e ajuda técnica às escolas superiores - Fundamentos e normas para uma nova política. Documenta. Rio de Janeiro, n. 31, p. 103-106, nov. 1964.

  7. Sobre o planejamento do ensino superior. Esboço de uma metodologia. Documenta. Rio de Janeiro, n. 35, p. 43-63, mar. 1965.

  8. Contra a má consciência e o conformismo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 4 abr. 1965.

  9. Planejamento do ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 43, n. 98, p. 189-207, abr./jun. 1965.

  10. Novo sistema de relações entre o MEC e as escolas superiores: cooperação técnica, planejamento e inspeção por especialistas. Documenta. Rio de Janeiro, n. 37, p. 64-68, maio 1965.

  11. Preparação de candidatos ao vestibular de 1964 na Guanabara. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 45, n. 101, p. 77-90, jan./mar. 1966.

  12. Prof. Durmeval Trigueiro oferece subsídios à reforma universitária. Boletim Informativo. Salvador, Universidade Federal da Bahia. n. 112/113, p. 44-73, mar./abr. 1966.

  13. Plano de educação. Documenta. Rio de Janeiro, n. 58, p. 54-71, ago./set. 1966.

  14. Plano de educação no Plano Decenal de Desenvolvimento Econômico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 46, n. 104, p. 335-350, out./dez. 1966.

  15. O governo da universidade. Documenta. Rio de Janeiro, n. 64, p. 74-98, dez. 1966.

  16. Governo da universidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 47, n. 105, p. 68-90, jan./mar. 1967.

  17. Educação complementar: análise da experiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 47, n. 106, p. 219-225, abr./jun. 1967.

  18. Expansão do ensino superior no país. Documenta. Rio de Janeiro, n. 71, p. 10-21, jun. 1967.

  19. O problema dos excedentes e a reforma universitária. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 48, n. 107, p. 163-168, jul./set. 1967.

  20. Parecer sobre o projeto de reestruturação da Universidade do Paraná. Documenta. Rio de Janeiro, n. 76, p. 70-76, out. 1967.

  21. Expansão do ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 48, n. 108, p. 209-234, out./dez. 1967.

  22. Sobre o desenvolvimento do ensino superior. Documenta. Rio de Janeiro, n. 80, p. 82-93, jan. 1968.

  23. Vu du Brésil. Éducation Nationale. Paris, n. 856, p. 9-11, mar. 1968.

  24. Expansão do ensino superior no Brasil. Documenta. Rio de Janeiro, n. 91, p. 122-131, set. 1968.

  25. A universidade e sua utopia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 50, n. 112, p. 223-231, out./dez. 1968.

  26. Ensino superior. Revista Manchete. Rio de Janeiro, nov. 1968, p. 101-103.

  27. Um novo mundo, uma nova educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 51, n. 113, p. 9-18, jan./mar. 1969.

  28. Educação e tecnocracia. Arte & Educação. Rio de Janeiro, n. 3, p. 6, mar. 1971.

  29. Criatividade, experiência e educação - I. Arte & Educação. Rio de Janeiro, n. 5, p. 5-6, maio 1971.

  30. Criatividade, experiência e educação - II. Arte & Educação. Rio de Janeiro, n. 6, p. 6, jun. 1971.

  31. Em busca de uma consciência original. Arte & Educação. Rio de Janeiro, n. 9, p. 10, jan. 1972.

  32. Pesquisa e ensino no mestrado de educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 58, n. 128, p. 249-264, out./dez. 1972.

  33. Ensino superior no Brasil: política do governo. Jornal de Letras. Rio de Janeiro, n. 15, dez. 1972 / jan. 1973.

  34. Realidade, experiência, criação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 59, n. 130, p. 227-240, jul./set. 1973.

  35. Para uma filosofia da educação fundamental e média. Revista de Cultura Vozes. Petrópolis, v. 68, n. 2, p. 5-12, mar. 1974.

  36. Fenomenologia do processo educativo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 60, n. 134, p. 140-172, abr./jun. 1974.

  37. Criatividade. A redefinição do papel do indivíduo na sociedade. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, Caderno B, p. 4, 3 ago. 1974.

  38. Indicações para uma política da pesquisa da educação no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 60, n. 136, p. 481-495, out./dez. 1974.

  39. Para um balanço da educação brasileira. Revista de Cultura Vozes. Petrópolis, v. 69, n. 2, p. 85-92, mar. 1975.

  40. Desenvolvimento, tecnocracia e universidade. Revista de Cultura Vozes. Petrópolis, v. 69, n. 6, p. 5-18, ago. 1975.

  41. Notas para a filosofia da educação brasileira. Fórum Educacional. Rio de Janeiro, n. 1, p. 93-100, jan./mar. 1977.

  42. Tecnocracia e formas de poder. João Pessoa: Institutos Paraibanos de Educação, 1978 (Série Discursos). p.7-19.

  43. Tecnocracia e formas de poder. Educação Brasileira. Brasília, n. 3, p. 59-68, maio/ago. 1979.

  44. Depoimento. Durmeval Trigueiro entrevistado por Dermeval Saviani. Revista da ANDE. São Paulo, n. 6, p. 29-35, 1983.

  45. Anotações sobre o pensamento educacional do Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 68, n. 160, p. 493-505, set./dez. 1987.

  46. Existe uma filosofia da educação brasileira? In: MENDES, Durmeval Trigueiro (coord.) Filosofia da educação brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. p. 50-133.

  47. Subsídios para a concepção do educador. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Concepção do educador e da universidade. João Pessoa: UFPb, 1988. p. 9-20.

  48. A universidade e seus problemas atuais. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Concepção do educador e da universidade. João Pessoa: UFPb, 1988. p. 21-40.

  49. A universidade e sua utopia. 2. ed. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 69, n. 163, p. 599-608, set./dez. 1988.

  50. Reflexões sobre o ensino de filosofia. In: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA JOSÉ BONIFÁCIO Durmeval Trigueiro Mendes - Filosofia política da educação brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ / FUJB, 1990 (Coleção Memória - Série Pensadores). p. 15-40.

 

PUBLICAÇÕES AVULSAS

  1. Humanismo clássico e humanismo moderno. Conferência realizada no Encontro de Educadores Cristãos. Recife, 1958. 24 p. (mimeo.)

  2. Comunicação cultural na América - notas sobre a cultura brasileira e as relações culturais entre o Brasil e os demais países do Continente. Relatório de pesquisa. Rio de Janeiro: American Council of Learned Societies, 1959. 103 p. (mimeo.)

  3. Problèmes de la culture au Brésil. Rio de Janeiro: American Council of Learned Societies, 1959. 14 p. (mimeo.)

  4. Arte como um processo educativo fundamental. Rio de Janeiro: Escolinha de Arte do Brasil, 1959. 4 p. (mimeo.)

  5. Problemas da educação. Rio de Janeiro: MEC / CADES, 1961. 73 p. (mimeo.)

  6. Experiência e criação no campo artístico. Rio de Janeiro: Escolinha de Arte do Brasil, 1962. 7 p. (mimeo.)

  7. Filosofia da educação brasileira. Conferência realizada na Universidade Rural do Brasil. Rio de Janeiro, 1963. 39 p. (mimeo.)

  8. O homem e a cidade. Esboço de introdução a uma fenomenologia da consciência cívica. Rio de Janeiro: MEC/CADES, 1963. 22 p. (mimeo.)

  9. Problemas do estudante universitário. Rio de Janeiro: Diretoria do Ensino Superior, 1963. 8 p. (mimeo.)

  10. Estudo preliminar para o Plano de Desenvolvimento Integrado da Área Metropolitana de Salvador. Educação e recursos humanos. Relatório de pesquisa. Rio de Janeiro: SPL - Serviços de Planejamento, 1966. 4 p. (mimeo.)

  11. O sistema educacional. Rio de Janeiro, 1964. 10 p. (mimeo.)

  12. O Ministério da Educação depois da LDB. Rio de Janeiro: MEC/INEP - Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação, 1966. 11 p. (mimeo.)

  13. Subsídios para o plano de reforma da Universidade Federal da Bahia. Relatório de pesquisa. Salvador: UFBa, 1966. 105 p. (mimeo.)

  14. Educação de adultos. Conferência realizada na SUDENE. Rio de Janeiro, 1967. 21 p. (mimeo.)

  15. Condições e pressupostos da mudança na política educacional. Rio de Janeiro: MEC / INEP, 1967. 7 p. (mimeo.)

  16. As três dimensões da liberdade acadêmica. Conferência pronunciada no Simpósio sobre o Ensino Superior. Diamantina, setembro de 1967. 19 p. (mimeo.)

  17. Um sistema de assistência técnica. Rio de Janeiro: MEC / INEP, 1967. 6p. (mimeo.)

  18. Currículo mínimo de Serviço Social. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Educação, 1967. 6 p. (mimeo.)

  19. A cooperação técnica estrangeira nos planos educacionais no Brasil. Rio de Janeiro, MEC / INEP, 1968. 5 p. (mimeo.)

  20. Depoimento à CPI da reestruturação do ensino superior no país. Brasília: Câmara dos Deputados, 1968. 49 p. (mimeo.)

  21. Problèmes relatifs à l'equivalence au Brésil. Texto apresentado na reunião promovida pela UNESCO. Moscou, maio de1968. 7 p. (mimeo.)

  22. A formação de planejadores educacionais. Rio de Janeiro, [1968?]. 6 p. (mimeo.)

  23. Reunião de Moscou sobre comparabilidade e equivalência internacional de estudos secundários e dos diplomas de graus universitários - Relatório apresentado à UNESCO. Paris, maio de 1968. 5 p. (mimeo.)

  24. O sistema universitário e a universidade brasileira. Conferência realizada na Reunião do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. João Pessoa, 1968. 16 p. (mimeo.)

  25. Concepção, currículo e programas do Curso de Especialização em Princípios e Métodos do Planejamento Educacional. Rio de Janeiro: Universidade do Estado da Guanabara, 1969. (mimeo.)

  26. Educação e recursos humanos no planejamento integrado do Grande Niterói. Consultoria prestada a M. Roberto Arquitetos. Rio de Janeiro, 1969. 15 p. (mimeo.)

  27. A universidade precisa de sua utopia. Conferência realizada na Universidade do Estado da Guanabara. Rio de Janeiro, 1969. 22 p. (mimeo.)

  28. Dinamismo das universidades particulares. Rio de Janeiro: Organização Cândido Mendes, 1970. 20 p. (mimeo.)

  29. Organização dos serviços educacionais da Ford Foundation - Esboço de anteprojeto. Rio de Janeiro, 1970. 6 p. (mimeo.)

  30. Política educacional no mercado de trabalho para engenheiros, arquitetos e agrônomos do Estado de São Paulo. Relatório de pesquisa. São Paulo: PROAGRI - Projetos, Planejamentos e Pesquisas Ltda., 1970. 32 p.(mimeo.)

  31. Importância da criatividade na realização plena do homem adulto e do velho. Responsabilidade da sociedade e da educação. Rio de Janeiro, Escolinha de Arte do Brasil, 1971. 8 p. (mimeo.)

  32. Proposta de reformulação do currículo para o curso de mestrado em educação. Rio de Janeiro: PUC, 1971. (mimeo.)

  33. Papel das universidades católicas no Brasil. Rio de Janeiro: Organização Cândido Mendes, 1971. 18 p. (mimeo.)

  34. Proposta para o programa de pesquisas do Instituto de Estudos Avançados em Educação. Rio de Janeiro: FGV / IESAE, 1971. 7 p. (mimeo.)

  35. Qualidade e quantidade em educação. Rio de Janeiro: FGV / IESAE, 1973. 33 p. (mimeo.)

  36. Análise do relatório do grupo de trabalho designado para reestruturar o currículo do IESAE. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas / Instituto de Estudos Avançados em Educação, 1974. 66 p. (mimeo.)

  37. Anotações sobre o Convênio FGV/IESAE - PRODEM. Rio de Janeiro: FGV/IESAE, 1974. 5 p. (mimeo.)

  38. Educação de adultos. Rio de Janeiro: Conselho Estadual de Educação, 1976. 17 p. (mimeo.)

  39. CESGRANRIO. O vestibular: instrumento de diagnóstico do sistema escolar. Parecer solicitado pela FINEP. Rio de Janeiro, 1978. 14 p. (mimeo.)

  40. Avaliação dos programas de mestrado em educação no Brasil - Parecer solicitado pela CAPES. Rio de Janeiro, 1979. 9 p. (mimeo.)

  41. Anteprojeto do curso de pós-graduação em filosofia da educação, apresentado pela PUC / SP - Parecer solicitado pela FINEP. Rio de Janeiro, 1980. 5 p. (mimeo.)

  42. O INEP e sua produção intelectual através da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Projeto de pesquisa. Rio de Janeiro, 1981. 15 p. (mimeo.)

  43. Pluralismo em questão. Rio de Janeiro: FGV / IESAE, 1986. (mimeo.)

 

SOBRE DURMEVAL TRIGUEIRO MENDES

  1. ANDRADE, Plauto M. de. Durmeval Trigueiro: cultura e dignidade na educação. Revista do Unipê. João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 94-100, 2004.

  2. BRIGAGÃO, Nancy V. A filosofia da educação segundo Durmeval Trigueiro. Arte & Educação. Rio de Janeiro, n. 23/24, p. 6-7, mar./jul. 1978.

  3. BRITTO, Jader de Medeiros. Durmeval Trigueiro, operário da filosofia da educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 68, n. 160, p. 481-491, set./dez/ 1987.

  4. ______. Resenha: Durmeval Trigueiro Mendes - filosofia política da educação brasileira. Educação Brasileira. Brasília, v. 14, n. 28, p. 95-98, 1º sem. 1992.

  5. ______. Visão de cultura no pensamento de Durmeval Trigueiro. Rio de Janeiro: UFRJ / PROEDES, 1994 (Série Estudos 8). 15 p.

  6. BUFFA, Ester; NOSELLA, Paolo. A educação negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea. São Paulo: Cortez, 1991. p. 35-39. (Coleção Biblioteca da Educação, Série 1. Escola - v. 17).

  7. CARVALHO, Janete Magalhães. O pensamento político-filosófico e educacional de Durmeval Trigueiro Mendes – II. Fórum Educacional. Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 3-30, mar./maio 1990.

  8. FÁVERO, Maria de Lourdes de A. Durmeval Trigueiro Mendes e seu pensamento prospectivo. In: GARCIA, Walter E. (Org.). Educadores brasileiros do século XX. Brasília: Plano, 2002. v. 1, p. 93-113.

  9. ______. Durmeval Trigueiro Mendes e sua contribuição à pós-graduação em educação. Revista Brasileira de Educação, n. 30, p. 36-46, set./dez. 2005.

  10. FÁVERO, Osmar. CEOSE: Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação. Educação em Foco. Juiz de Fora, v. 4, n. 1, p. 39-50, mar./ago. 1999.

  11. _____. Durmeval Trigueiro Mendes. In: FÁVERO, Maria de Lourdes de A. e BRITTO, Jader de M. (orgs.) Dicionário de educadores no Brasil - da Colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ / Brasília: MEC-INEP, 1999. p.148-155 (2ª edição, 2002 - p.274-281).

  12. FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA JOSÉ BONIFÁCIO. Durmeval Trigueiro Mendes - filosofia política da educação brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ / FUJB, 1990 (Coleção Memória - Série Pensadores). 213 p.

  13. GOLDSCHMIDT, Lindomar Luiza C. Trigueiro: a consciência original. In:GOLDSCHMIDT, Lindomar L. C. A educação como experiência estética: uma síntese entre o pensar e o sentir (Dissertação de Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1996. p. 101-106.

  14. GONÇALVES, Andréa Carvalho. Constituição de uma teoria da educação a partir dos princípios teórico-filosóficos de Durmeval Trigueiro Mendes. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, [s.d].

  15. GRANDES educadores - vídeo II. Rio de Janeiro: Instituto Antares, 2003. 1 videocassete (40 min.).

  16. LEITÃO, Deusdedit. O ensino público na Paraíba. Síntese histórica da Secretaria de Educação. João Pessoa: Governo do Estado da Paraíba / Secretaria de Educação, 1987. p. 48-49; 63-67.

  17. LINS, Maria Judith Sucupira da C. A concepção de educador em Durmeval Trigueiro Mendes (Tese de Doutorado). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, 1996. 118p.

  18. PAIM, Antonio. In memoriam. Revista Brasileira de Filosofia. São Paulo, v. 37, n. 150, p. 105-106, abr./maio/jun. 1988.

  19. TREIN, Eunice S.; DELUIZ, Neise. O papel da educação na construção de uma sociedade democrática: Durmeval Trigueiro Mendes. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 27-34, jul./dez. 1991.

  20. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Concepção do educador e da universidade. João Pessoa: UFPb, 1988. 96 p.

  21. VILLAÇA, Antonio Carlos. Educação na encruzilhada. Última Hora. Rio de Janeiro, 5 nov. 1983.


Acréscimos a esta seção poderão ser enviados via e-mail para: contato@durmevaltrigueiro.pro.br


                                                

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